Malu,minha razão de viver!

Malu,minha razão de viver!

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A força dos nossos pés

Recebi por e-mail e me emocionei, pois pensei na minha mãe e pensei em mim também, que agora sou mãe, e sei o que é querer caminhar por um filho.
Me emocionei lendo.
Se emocione também.



A FORÇA DOS NOSSOS PÉS

Desde o dia em que tu nasceste, eu criei a ilusão, dentro de mim, que poderia caminhar por ti.
Imaginei que colocaria teus pés sobre os meus e te levaria pelos caminhos que eu julgasse mais tranqüilos e seguros.
Dessa maneira, tu nunca feririas teus pés pisando em espinhos ou em cacos de vidro e jamais se cansaria da caminhada, nem mesmo precisarias decidir qual estrada tomar.
Isso seria eternamente minha responsabilidade.

...e foi assim durante um bom tempo, caminhei por ti, para ti.
De repente, o tempo veio me avisar bruscamente que essa deliciosa tarefa não faria mais parte dos meus dias.
Teus pés cresceram e eu já não conseguia mais equilibrá-los em cima dos meus, daí quando eu menos esperava eles escorregaram e alcançaram o solo....e foi assim durante um bom tempo, caminhei por ti, para ti.

De repente, o tempo veio me avisar bruscamente que essa deliciosa tarefa não faria mais parte dos meus dias.
Teus pés cresceram e eu já não conseguia mais equilibrá-los em cima dos meus, daí quando eu menos esperava eles escorregaram e alcançaram o solo.

Hoje sou obrigada a vê-los trilhar caminhos nos quais os meus jamais os levariam e ainda tento detê-los insistentemente, mas só raríssimas vezes consigo.

Agora só me é permitido correr com os meus junto aos teus e em certos momentos teus passos são tão largos que quase não posso acompanhá-los.

Atualmente, assisto aos teus tropeços sempre pronta para levantar-te das tuas quedas.

Por vezes, tu me estendes as tuas mãos em busca de socorro, outras, mesmo estando estirado ao chão e ferido, insistes em levantar-te sozinho por puro orgulho ou para me provar que já és capaz de erguer-te após teus tombos e curar-te de tuas próprias feridas.
Assim vamos vivendo e sinto uma saudade imensurável daquele tempo que precisavas de mim para conduzi-lo, pois era bem mais fácil suportar teu peso sobre meus pés, do que sobre meu coração.
No entanto, já consigo compreender como a vida é sábia.

Percebo, finalmente, que em algum momento tu precisaste mesmo desbravar teus caminhos independente de mim...
...como eu, é provável que tenhas que fazê-lo com mais alguns pés sobre os teus, os dos teus filhos.
Não, claro que não é uma tarefa fácil, mas se eu consegui, tu também conseguirás porque plantei em teu coração o melhor e mais poderoso aditivo para que suportes tanto peso, o amor!
(Silvana Duboc)

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Tem bicho mais estranho do que mãe?

Tem bicho mais estranho do que mãe?


Mãe é alma contraditória.
É alegria no choro.
É carinho na raiva.
É o sim no não.

Só mãe mesmo pra ser o oposto...
E depois o contrário de novo.

Vai ver que é porque filho não vem com manual de instrução; e pra conduzir as crias no mundo, ela usa só de intuição, pra tentar fazer tudo direito.

Mas como pode ser assim, tão incoerente?

Ela diz:
Filho, você não come nada...
E logo se contradiz:
Para de comer, que eu tô botando o jantar!

E aí ela lamenta:
Ai, que eu não vejo a hora desse menino crescer!
Mas logo se arrepende:
Deixa que eu faço, você ainda é uma criança...

E quando ela manda:
Tira essa roupa quente, menina!
E logo em seguida:
Veste o casaco, quer pegar um resfriado?

Esse menino dorme demais...
Esse menino não descansa...

Essa menina vive na rua!...
Filha, sai um pouquinho, vai pegar um sol...

Pois é, gente, que pessoa é essa que jura que nunca mais...
E no momento seguinte promete que vai ser pra sempre?

Essa pessoa é assim mesmo:
Igual e diferente de tudo o que a gente já viu.
É a fortaleza que aguenta o tranco, só pra não ver o filho chorar.
É o sorriso de orgulho escondido, só pra não se revelar.

Mãe dá uma canseira na gente.
E às vezes tira do sério...

Até que um dia a gente se depara com uma ausência insuportável:
É a mãe que vai embora, deixando um vazio enorme, escuro, silencioso.
E aí descobre que, mesmo errando, ela sabia de tudo, desde o início.
E fez de tudo pra acertar.
Porque criar filho não tem regra - é doação e amor simplesmente.
(autor desconhecido)

Então, se você tiver privilégio de abraçar sua mãe, agradeça, porque o presente é seu. E esteja certo:
Mesmo sem manual de instrução, ela continua aí, atrapalhada, contraditória...
Mas com o olhar atento, querendo entender como você funciona.
E fazendo de tudo pra você não falhar...

Beijinhos da mamãe da Malu

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Dias de chuva...

Chove desde segunda-feira aqui... Frio e chuva direto...
Aí vocês já sabem como é né? Ter que ficar em casa o dia inteiro inventando coisas pra distrair as crianças...
Tem dia que ainda é meio dia e a Malu já aprontou todas para um dia inteiro, e eu só penso que ainda tem o resto do dia pela frente... O que fazer? Tem hora que falta criatividade, pra mim, mas nunca pra ela... Até ao meio dia ela já tinha riscado a parede da sala, pegou a lata de leite ninho e jogou, daí virou todo o leite da lata, fez uma verdadeira obra de arte moderna nas gavetas brancas do rack da sala... O que sobraria fazer o resto da tarde? Confesso que ontem dei uma mamadeira cheia de chá de melissa pra dar sono e a Malu poder dormir um pouco mais a tarde... rsrsrs Pq minhas brincadeiras já haviam se esgotado todas! Ela dormiu da 13:30 até as 16:30, e eu também é claro. Mas daí ela acordou cheia de energia, e tava impossível e voltou a aprontar como munca! hahahaha O feitiço se virou contra o feiticeiro. Queria dançar o tempo inteiro e eu já não aguentava mais dançar, minhas costas estavam doloridas de ficar com ela em pé e pulando. Fiquei só olhando no relógio pra ver se o papai já não estava quanse chegando pra me ajudar a pular um pouco... rs
Abriu a gaveta dos sapatos, tirou todos de dentro e riscou uma bota de caneta (já notaram que elas sempre acham uma caneta? A gente quando quer uma nunca acha, mas elas acham!)Riscou todo o vidro da sacada de giz de cera, puxou o papel higiênico do rolo (igual cachorrinho faz), enfiou chave na tomada (pensa?! esses dias teve um caso de uma menina q ficou com a marca da chave no dedinho)... Socorro!!
Hoje, no terceiro dia de chuva desisti de ficar em casa, peguei a Malu e o guarda-chuva e viemos pra casa da vovó, aqui tem mais espaço, mais gente pra ajudar a olhar e a Mel pra ela brincar (ou judiar??)Mas mais um dia todinho dentro de casa não ia dar certo, já não tem mais arte pra fazer lá, fiquei com medo do que a criatividade dela pudesse inventar pra passar o tempo... rs
E pasmem, a previsão é de chuva até sexta-feira ainda! Alguém me ajuda? Alguém tem dicas de brincadeiras? O que eu faço? Já vi Patati patatá 20 vezes, Galinha Pintadinha umas 30, Rio, Backiardigans, etc... Nem ela não aguenta mais os seus dvd's.
Já brinquei de roda, de desenhar, estórinhas ela ainda não para pra escutar... Já vimos váááários dvd's, brincamos de montar com joguinhos, de boneca... Acho que vou dar chá de melissa de novo! kkkkkkkkkkk
Aceito sugestões...
Então é isso, logo eu volto pra contar como terminamos o dia ou, como ele terminou com a gente... rsrs.
Alguém conhece a dança do sol?? Será que só exite a da chuva?
Volte sol, por favor!!
Até a próxima.
Beijinhos da mamãe da Malu



terça-feira, 23 de agosto de 2011

O episódio da touca

Domingo quando vi que tinha sol, e pra deixar o papai dormir um pouco mais, resolvi pegar a Malu e ir na casa da vovó levar a gamela de madeira e a forma de pudim q ela deixou aqui. Como tava frio, coloquei uma touca na Malu, ela sempre tá de touca, já é acostumada e até pede quando eu esqueço.
Ainda no hall de entrada no nosso apê ela tirou a touca e me deu. Eu peguei achando q ela ñ queria e guardei dentro da gamela. Mas aí ela começou: a côca, a côca... Daí larguei a gamela no chão e coloquei a touca de novo. Peguei a gamela de novo, apertei o elevador e enquanto isso a Malu tirou a touca de novo. Entramos no elevador ela pedindo a côca. Mas que diacho! Afinal, ela queria ou não a touca? Coloquei de novo e ela tirou. Perdi as contas de quantas vezes larguei e juntei a gamela. E ainda não tinha nem saído direito de casa. Peguei a touca e não coloquei mais, e ela ficou fazendo birra pedindo a côca, não dei mais bola, saímos do portão a fora e enquanto eu puxava o portão pra fechar ela saiu correndo pra rua, nossa rua é beeem tranquila, mas justo nesse dia e nessa hora vinha uma moto, eu sem pensar corri e agarrei ela onde consegui pegar: nos cabelos! Ai, na hora já me deu um treco: justo pelos cabelos! Mas como ela ñ reclamou, não dei bola, ela viu q tinha feito besteira,mas qdo larguei o cabelo ela empacou no meio da rua, peguei ela pelo bracinho e levei até a calçada, qdo larguei o bracinho dela sobre protestos, ela empacou de novo. Peguei ela no colo com um braço só, ela brava jogou a touca no chão, eu q não ia largar nem ela e nem a gamela por causa dessa bendita touca, chutei a touca pro lado da calçada, aí ela fez escândalo. Mas afinal, ela queria ou não a touca? Eu não tava entendendo. Deixei a touca lá pq já tava com raiva da touca. Fui com ela no colo até uma altura e não aguentei o peso, 14 kg num braço só não deu pra mim. Qdo a larguei no chão ela saiu correndo atrás da touca q eu tinha deixado pra trás. E eu atrás dela carregando a gamela, nisso a forma de pudim saltou de dentro da gamela, eu parei pra juntar e continuei correndo atrás da Malu até chegarmos na touca, juntei a touca e larguei a gamela, coloquei a touca na Malu e ela tirou de novo! Aí eu sentei na calçada exausta, sentida e muito irritada. Sentei e quase chorei. Quando ela viu q eu estava triste me deu um beijo, então dei outro nela e pedi desculpas, e resolvi continuar a peregrinação até a casa da vovó, quase desisti, mas devia ter desistido e voltado pra casa.
Então peguei a touca e coloquei dentro da gamela e peguei ela no colo no outro braço e fui. Ela viu a touca dentro da gamela e quis pegar, eu ñ deixei, segurei forte com o dedo q tava sobrando da gamela e fiquei firme, vai q ela jogasse de novo a touca no chão e começasse tudo de novo? Aí ela ficou brava e foi chorando. Lá pelas tantas ñ aguentei o peso dela de novo e soltei. Qdo soltei, como ela tava brava, empacou de novo. Sentou na calçada e ficou e fui andando. Qdo olho pra trás ela ainda sentada no mesmo lugar, não tava nem aí pra mim. Aff que vontade de ir lá e dar umas palmadas. Mas me segurei, pq não se dá palmada na hora do stress ou da raiva, pois isso é descontar e não corrigir. Fui lá pegar ela no colo de novo e fomos assim até a casa da vovó, eu quase não aguentando mais de dor no meu braço. Qdo chegamos no portão soltei ela e ela ficou pedindo : abi vovó, abi! (Pra abrir o portão) A touca já nem sei mais... Tinha ficado pelo chão, nem quero mais ver na frente!
Detalhe: a casa da vovó fica a 2 quadras da minha, mas me pareceu uns 2km, pois eu levei quase 1 hora pra chegar! Aff
Quando a vovó pegou ela no colo ela caiu no choro, e começou a dizer mamãe ai ai, contando q eu tinha feito ai ai, colocando a mão na cabeça. Minha mãe já queria saber o q eu tinha feito, meu pai dizendo q ela tava com dor de ouvido, mas ela tinha acordado bem de manhã. Foi aí que me dei conta de q o pudesse ser o puxão no cabelo. Mas poxa vida, depois de todo esse trajeto e briga por conta da touca era q ela lembrou do puxão? E nem foi pra brigar com ela! Mas na cabecinha dela podia ter sido uma punição pela briga com a touca. Ai ai ai, daí comecei a me sentir o cocô do cavalo do Napoleão... Afff, o que eu fiz meu Deus! Machuquei minha filha. Qdo contei o q havia acontecido quase me crucificaram, mas poxa, não foi por mal, mesmo ela tendo feito todo aquele escândalo com a touca eu ñ fiz nada pra ela, fiquei brava, frustada, irritada e com raiva mas não fiz nada... Aff, como é difícil... E vou dizer que até agora eu não entendi o que ela queria com a touca!! Ela queria colocar qdo tirava, e tirar quando colocava. Alguém pode me ajudar a entender essa lógica?
Resumo, ela ficou o domingo todinho manhosinha e meio de mal comigo por conta do cabelo, o pescoço ficou doído... E eu me sentindo o cocô do cavalo... Ai vida...
Não é fácil entender sempre, não é fácil acertar sempre... Como já me disse uma amiga, ainda terão tantos episódios ate´a fase adulta... Que Deus me ajude a ser sábia e a manter minha sanidade... rs
Mais uma vez desculpa filha, prometo tentar acertar da outra vez. Te amo e só quero o seu bem, mesmo nas vezes que erro.
Fica aí uma das nossas histórias, um dia riremos juntas...
Bjinhos da mamãe da Malu

e
Essa é a touca e a dona da touca... rs E esse é o trajeto até a casa da vovó. A sorte q é meio deserto... ô vergonha... rs

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Pra descontrair mamães!!! ;)


Somos tudo isso e tudo mais, não é verdade?
rsrsrs
Mas fazemos com imenso prazer!!
Beijinhos mamães.
Mamãe da Malu

domingo, 14 de agosto de 2011

Dia dos Pais

Um dia como esse não pode passar em branco jamais!
Reconheço que a data é comercial, mas existe um outro dia em que tiremos o dia pra homenagear os nossos pais? Acabamos por nos esquecer de que dia dos pais e das mães é todo dia. Mas tiramos pelo menos um no ano pra fazer homenagens, e o dos pais é hoje.

Não posso deixar de prestar homenagem ao meu pai, grande homem com gigante alma e coração).
Pai que faz jus à palavra e merece ser chamado de pai. Pois sempre foi companheiro, amigo, presente. Sempre esteve ao lado da nossa mãe fazendo não só o seu papel de pai, mas indo muito além disso. Soube nos dar alento, proteção, segurança, carinho e amor. Nos transmitiu valores morais, princípios cristãos, desses que não se perdem no caminho, desses que mesmo quando a gente cresce jamais se esquece deles. Sábio homem, sábio PAI.
Minha irmã Elissa hoje prestou uma linda homenagem no seu facebook, conseguiu transmitir em palavras um pouco do pai que ele é pra nós:
"Quero registrar q o meu pai é O MELHOR PAI DO MUNDO e digo isso sem a menor demagogia. Devo ao meu pai tudo o q sou hj. Seus conselhos e suas repreensões me tornaram uma mulher segura e capaz de correr atrás dos meus sonhos com minhas próprias pernas, no entanto, ele não me deixa esquecer, nem por um segundo q, embora tenha tirado as rodinhas da bicicleta, está segurando a minha camiseta sem q eu perceba..Te amo muito pai e me encho de orgulho de ser sua filha e do homem q o sr. é!"
Nossa Li, tenho que dizer que vc foi perfeita ao falar da bicicleta... rsrsrs E foi assim sempre em nossa vida, ele sempre esteve lá, e ele continua segurando nossa camiseta...
Ele merece todo nosso amor, todo nosso carinho e admiração. Quero prestar minhas homenagens em vida, pra que ele possa ver que valeu a pena ter se doado por nós. Somos muito satisfeitas e felizes com o pai que temos.
Pai, tenho muito orgulho de ser sua filha!
Feliz dia dos pais, te amo profundamente!

E também vou prestar minha homenagem ao meu maridão, papai da Malu.
Desde que a Malu nasceu tem sido impecável em seu papel de pai.
Vestiu magníficamente bem a camisa de pai.
Sempre presente, companheiro e parceiro, está sempre pronto a ajudar em tudo!
Parece que foi ontem que a Maria Luiza nasceu, estávamos só nós dois em Curitiba, e vc sempre me dizia que ela iria vir num dia que estivesse só nós mesmo, porque era pra nós dois passarmos por isso juntos... Você foi maravilhoso, sempre ao meu lado, não permitiu que ninguém tomasse seu lugar na maternidade, dormiu todas as noites conosco, já me mostrando que realmente seria parceiro em todas as horas. E você assumiu mesmo a paternidade com força total! Os primeiros banhos foi fosse quem deu, com uma segurança inacreditável. E hoje em dia continua assumindo a Malu junto comigo, dando banho, dando papa, trocando fraldas... Você é maravilhoso. Tenho muito orgulho do pai que você é!
Obrigada por teres esse imenso carinho e proteção por nós. Nos sentimos muito seguras em tuas mãos.
Feliz dia dos Pais! Porque você realmente merece ser chamado de PAI.
Com certeza a nossa Maria Luiza sempre se orgulhará muito do seu papai.
Te amamos!!
Mil beijos,
mamãe e Malu





domingo, 7 de agosto de 2011

Passeio ao Zoológico

To meio atrasada para este post, pois foi no dia 28/07.
Mas eu queria registrar a reação da Malu diante a tantas novidades, a tantos bichinhos diferentes.
Bem, não foi totalmente como eu esperava... A Malu ficou assustada com a barulheira que os passarinhos faziam nos viveiros, ficou assustada com a bagunça que o macaco fazia, e ficou realmente assutada com a imponência do tigre e do leão, ainda mais quando ele resolveu dar o seu espetáculo e rugir, foi então q ela disparou e gritou: cocoô!
Mas tirando o medo, o que acho que é normal, o passeio foi muito legal! Ela gostou de ver a tartaruga (que ela chama de cucuca), adorou ver os peixes (pixi), o loro que cantava atirei-o-pau-no-gato, aprendeu a falar cacaco (macaco) e se comportou muito bem em sua cadeirinha no carro junto com sua priminha Gabriela de 7 anos que foi junto, isso que o zoológico não é logo ali, tivemos que andar 60 km para chegar.
Mas as novidades fazem parte, é preciso que ela conheça novos bichinhos e que aprenda a lidar com as novidades.
Ela é muito querida, apesar de ter sentido medinho não fez manha e nem chororô, apenas ficava nervosa e se agarrava na camiseta do papai... rs
Vou postar algumas fotinhos deste passeio.

IMITANDO O RUGIDO DO LEÃO (OLHA A MÃO FAZENDO O GESTO DO "UAU")


QUANDO VIU O MACACO SOLTO SE AGARROU NA CAMISETA DO PAPAI





QUERENDO SALTAR DO COLO DO PAPAI PRA FUGIR DO LEÃO



Foi um ótimo passeio!!
Espero que gostem das fotos!
Beijos,
Ane, mamãe da Malu

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Malu, 1 ano e 7 meses

Passei o dia todinho tentando vir aqui escrever pra não deixar passar em branco este dia.
Mas hoje foi um dia complicado, choveu o dia todinho, tivemos que ficar só em casa de castigo, e as mamães bem sabem como é um dia de chuva que se fica em casa o tempo todo, né? Dia de criança fazer arte. A Malu fez todas as artes possíveis para sua idade: riscou várias paredes, derramou água, iogurte, suco no chão e na roupinha que troquei várias vezes sem ter como lavar nesses dias chuvosos, tirou roupas das gavetas, sapatos da prateleira, mexeu no lixo do banheiro, comeu giz de cera, e por aí vai... Então não deu mesmo pra sentar e escrever com calma antes, só agora que ela por fim se entregou ao cansaço...
Mas como hoje ela completa 19 mesinhos, eu não poderia deixar de escrever sobre ela.
Maria Luiza...
Ela é muito mais do que eu sonhei. Quando fiquei grávida, ficava deitada antes de dormir só pensando nela, em como seria seu rostinho, em como ela seria em todos os sentidos. E ela superou todos os meu sonhos, sendo muito mais do que eu poderia imaginar. Muito mais linda, muito mais querida, muito mais esperta, muito mais inteligente... Ela é muito mais em tudo.
Maria Luiza...
Tão doce, tão meiga e tão espoleta ao mesmo tempo. Tem um sorriso absurdamente cativante, capaz de fazer brilhar o sol no mais cinzento dia de chuva. Tem o beijo mais carinhoso e o abraço mais gostoso que já experimentei.
Quão carinhosa ela é... Transforma minha braveza em risada, minha irritação em mansidão, faz ser incapaz de se perder a paciência com ela quando olha com aquele olho azul arregalado e cheio de ternura.
Eu não poderia ser mais feliz e mais grata a Deus por ter me dado presente tão perfeito, tão lindo e maravilhoso!
Ela é tão sincera no seu olhar e no seu sorriso que é impossível não se encantar por ela. Por onde passa está sempre distribuindo sorrisos e "ois" pra todo mundo, deixando todos perplexos por tamanha simpatia. É dona de um carisma impressionante, cativador mesmo!
Minha filha, sou imensamente feliz por ter sido a privilegiada escolhida para ser sua mãe.
Parabéns por mais um mêsversário filha!
Te amo mais que tudo!
Bjs,
mamãe