Malu,minha razão de viver!

Malu,minha razão de viver!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Mãe

Acabei de fazer a Malu dormir...
Bom, na verdade não a faço dormir, apenas fico com ela até que adormeça.
Ela acabou de mamar toda a mamadeira e se jogou na minha cama de olhinhos já fechados, então abriu seu olhinho e me deu seu último sorriso e então capotou. Coisa linda!! Antes de adormecer definitivo lembrou de sorrir pra mamãe que estava ali ao seu lado.
Fiquei então pensando no laço de amor que une mãe e filho. Só uma mãe pra entender o tamanho desse amor que mal cabe no peito. E então comecei a pensar na minha mãe. No quanto amor ela disponsou por mim e dispensa até hoje. Em quantas noites ficou ao meu lado até que eu dormisse, quanta compreensão em seus olhos, quantos sorrisos trocados... e me questionei: Será que eu dou a atenção que ela merece depois de tudo? Será que eu lembro de beijá-la todos os dias? Será que eu me toco que ela também precisa de atenção e carinho? Será que eu me toco quando ela está triste precisando de compreensão e aconchego como tantas vezes ela me deu?
Hoje, só hoje, depois de ter uma filha eu posso entender o seu amor por mim, e começo a me questionar se eu retribuo ao menos um pouco de tudo o que ela já fez por mim...
Só pra gente pensar nisso e tentar melhorar como filhas, porque hoje, sendo mãe, sabemos o quanto amor elas merecem também...
Um viva às nossas mães!!
Boa noite amigas,
bjs,
Filha da Telma (minha mãe)

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Dicas sobre alimentação

Olá amigas!
Várias amigas do orkut tem pedido dicas e ajuda na questão de alimentação do bebê.
No início surgem muitas dúvidas, e durante o tempo a criatividade vai nos faltando...
Então já que tem surgido muitas perguntas e pedidos de ajuda nesse assunto, achei que seria um bom assuntopara o blog.
Eu não sou nutricionista, nem pediatra, mas sou mãe! rsrsrs Mães sempre tem dicas pra passar umas pras outras por sua experiência. Então é o que eu vou fazer, vou dar umas receitas e dias que usei com a Malu e que deram certo, tanto deram certo que a Malu sempre esteve com o peso e tamanho acima da média... rsrs
Mas esse será um assunto pra vários dias, tem muita coisa pra gente dividir e conversar sobre isso.
Vou começar com as primeiras papinhas, acho que essa gera mais dúvidas e até medo nas mamães de primeira viagem.
Bem, as primeiras papinhas da Malu foram bem tranquilas, ela aceitou muito bem todos os alimentos que experimentou, mas porque eu comecei devagar com ela, introduzindo aos poucos os alimentos pra que ela se adapta-se bem a cada um deles, e assim, um de cada vez, eu poderia também ver se ela não teria nenhuma reação negativa a algum deles, como alergias ou dorzinha de barriga.
Na 1ª semana eu comecei com frutas : banana nanica, maçã argentina (por ser mais macia) e mamão papaia e suquinho de laranja lima por ser mais docinho e não precisar adoçar.
Dava entre o mama da manhã e o mama do almoço. Por volta das 9:30/10:00 e também no meio da tarde, entre 15:30/16:00
na 2ª semana eu introduzi os legumes e verduras na sua alimentação, já que ela tinha se adaptado tão bem ao sabor adocicado das frutas.
Nas 2 1ªs semanas eu dei apenas legumes e verduras, sem carne. E não misturava. Usava apenas o xuxu em todas, pelo fato do xuxu dar uma boa consistência na papinha e não influenciar muito no sabor.
Então montei um cardápio semanal, assim:
2ª - feira: cenoura RECEITA:
um pouquinho de cebola bem picadinha e tomate sem pele e sem semente picadinho miudinho refogado com 1 colher de azeite de oliva. Acrescente o xuxu e a cenoura picadinhos miudinhos e água o quanto baste para tapar. Conforme a água for secando e ainda ñ tiver cozido, acrescente um pouco mais de água. Não encha de água para q não desperdice a água onde o legume foi cozido, é nela que vai ficar a maioria dos nutrientes do legume.
E vá fazendo assim,cada dia com um legume diferente, pra que você consiga observar bem a reação do seu bebê com cada verdura e legume, você vai perceber o que ele gosta mais, e vai saber se algum vai lhe dar reação. Se você misturar logo de começo não vai conseguir observar bem isso.
Na 3ª semana se o bebê já aceitou bem a alimentação saudável, você pode introduzir a carne: frango, fígado, carne vermelha. Refogue junto com a cebola e o tomate antes de cozinhar a verdura.
Após a carne, aguarde 1 semana e introduza o caldinho de feijão e a geminha de ovo, de preferência o caipira, da geminha bem vermelhinha.
Fica ótimo fazer purezinho de batata com caldinho de feijão ou geminha de ovo.
A janta eu só introduzi após 1 mês de adaptação dos alimentos, já que a janta é a hora q é mais difícil a digestão, temos menos tempo pra digerir os alimentos até a hora de dormir.
As primeiras verduras e legumes que usei foram: cenoura, abóbora,moranga, beterraba, brócolis japonês, acelga, espinafre, abobrinha paulista, ervilha, batatinha salsa, batata inglesa, aipim.
O bebê sabe a hora certa de parar, não se preocupe que ele lhe dará sinais de que já chega.
E e nunca triturei no liquidificador, sempre esmaguei no garfo, pra que aprendesse desde cedo a usar os primeiros dentinho e não ficasse preguiçosa pra mastigar, o que acontece com muitos bebês que se acostumam com a papinha.
Mamães, como eu disse, eu não sou médica ou nutricionista, são apenas dicas, essa foi minha experiência com a Malu e deu certo. Fui devagar pra ela aprender a gostar dos alimentos e eu perceber sua reação a todos eles. Hoje sei que ela adora cenoura, mas não gosta muito da beterraba... ;)
E intuição de mãe nunca falha, siga a sua!!
Faça sua própria rotina, seu próprio cardápio, tenho certeza que você vai se dar bem e seu bebê vai adorar os novos sabores!!!
Boa s orte nessa nova fase!
Bjs,
mamãe da Malu

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Aprenda a escolher o melhor calçado para o seu filho

Esses dias eu vi no perfil de alguém do orkut, uma mãe dizendo que tinha acabado de voltar do ortopediatra com sua filhinha de 1 ano e meio, pois sua filhinha tinha tido um probleminha nos ossos dos pés. Ela comentou que a primeira coisa que o médico perguntou foi: que tipo de calçado você usa na sua filha?
Bom, partindo daí, é que começo o assunto de hoje. Quero falar sobre o melhor tipo de calçado para o seu filho ou filha. Coisa que a gente acaba não se atendo muito na hora de comprar: conforto, mobilidade e a anatomia do calçado.
É claro que nós mães adoramos ver nossos filhos todo emperequitados, lindos, modernos e fashion! Usar botas modernas e lindas, sapatos maravihosos. Quem não gosta? Ainda mais mãe de menina! Eu que o diga! Adoro "emperuar" a minha linda Malu. Porém, não podemos esquecer de que eles estão apenas começando a caminhar, estão aprendendo os primeiros passos agora, e além disso, os seus ossos estão em formação. Quando são muito pequeninhos, por volta de 1 a 2 aninhos, seus ossos são quase que cartilagens, de tão molinhos. Por isso é muito importante encontrar o calçado certo, que se adeque ao pé, e não o contrário, o pé se adequar ao calçado.
Fui então pesquisar sobre o assunto, e vejam só a matéria interessante que encontrei:

Aprenda a escolher os primeiros sapatos do seu filho
Verdade seja dita, descalço é que é bom.
por Solange Sousa Mendes

Segundo os especialistas, quanto mais tempo deixar o seu filho livre, leve e solto, melhor. Assim, o pé desenvolve-se melhor e o bebé sente-se mais seguro. Só se tiver frio é que deve colocar-lhe umas meias anti-derrapantes para não correr o risco de cair. Se estiver bom tempo, deixe-o descalço mesmo em relva ou areia.

A partir do momento que veja que o seu filho já tem de andar no chão da rua, aí sim, tem de lhes comprar uns sapatinhos. Até isso tem os seus truques.

Para que o seu filho saia bem servido:

1 - Os sapatos devem ser o mais flexíveis e largos à frente possível, para que o petiz não sinta grande diferença. Até porque se forem mesmo à medida do pé, durarão muito pouco, visto as crianças nestas idades crescerem muito depressa.
2 - A sola do interior do sapato deve ser ergonómica de forma a desenvolver o arco do pé, já que a maioria dos bebés nasce com o pé chato.

3 - Opte por uns sapatos com reforço na zona do calcanhar para permitir um melhor apoio e estabilidade no andar.

4 - A sola convém que tenha relevo. As muito lisas perdem aderência.

5 - Certifique-se que o seu filho se sente bem com os sapatos. Não vale a pena comprar uns que ele esteja sempre a tirar. Ponha-o a andar durante um bom bocado com os dois sapatos calçados. Se verificar que ele anda ao ponto de se esquecer que está com eles, é porque são perfeitos.

6 - Tenha em atenção o tipo de fecho dos sapatos. Quanto mais prático, melhor. Os de velcro são uma boa opção, até porque o seu filho vai conseguir apertá-los sozinho.

7 - Evite aproveitar os sapatos que foram usados pelo irmão. Como o seu filho mais velho moldo-os ao seu pé, já não se adequarão ao do mais pequeno. Isso não é saudável, nem mesmo confortável.

8 - Mal veja que os sapatos estão a ficar apertados, compre-lhe outros. É muito importante que o seu filho sinta os pés livres e confortáveis.

Fonte: http://isabe.ionline.pt/conteudo/1023-aprenda-escolher-os-primeiros-sapatos-do-seu-filho

Sugestões:

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Está dando certo!



Bom, eu não era muito a favor de deixar o bebê chorar no berço até dormir pra aprender a dormir. E eu nem conseguia fazer isso, meu coração parecia que ia explodir toda vez que tentava fazer e eu fraquejava.
Mas acabei me rendendo á tática porque li em livros, li em blogs e o pediatra da Malu não cansava de afirmar em suas consultas de que esse era o único jeito de fazer com que ela aprendesse a dormir sozinha.
Fiz isso com meu coração na mão, com meu rosto tapado pra que ela não me visse chorando e descobrisse minha fraqueza. Mas fiz.
E devo confessar que nunca imaginei que daria tão certo!
Fiz na primeira vez na terça, porém ela dormiu primeiro em minha cama pra que depois eu a pusesse no berço. Acordou 2 vezes durante a noite, nas quais deixei chorando, mas durou menos de 2 minutos o chorinho e voltou a dormir.
Na noite de quarta eu já a coloquei no berço acordada pra que dormisse nele direto, assim quando acordasse durante a noite não teria a surpresa de não estar no lugar onde adormeceu, mas saberia onde estava.
Primeiro conversei com ela dizendo que aquele era o bercinho dela onde ela teria que dormir, que a mamãe e o papai dormem na cama maior e ela tem a caminha dela que é o berço. Ela deu uma choradinha o que me mostrou que ela estava entendendo muito bem o que eu estava dizendo a ela. Isso me motivou a conversar mais sobre isto. Então dei um chameguinho no meu colo, cantei musiquinhas e então disse: agora a Malu vai pro bercinho. Ela começou a chorar, e eu então orei pelo bercinho, pra ela ouvir, pedindo que Jesus desse um bom soninho e colocasse anjinhos pra cuidar dela e a pus no berço chorando. Mas ela deve ter chorado apenas uns 2 ou 3 minutos e enfim adormeceu tranquila, até as 6:45 da manhã, sem ter acordado nenhuma vez mais durante a noite.
Ufaaaaaaaaaa... Eu nem acredito que deu certo!!! Fiquei com meu coração apertadinho de peninha, pensando no porque não fazer adormecer em meu colo, já que crescem tão rápido e logo não vão mais querer. Mas sei que é pro bem dela, pois precisa ter independência pra dormir, senão nunca terá um soninho completo e tranquilo se sempre depender de colo pra dormir.
Estou bem feliz com este resultado. Porém, sei bem que pode não ter dado certo ainda, ela pode ter noites agitadas, ou ainda ñ ter aceitado essa mudança. Ainda não posso contar vitória, podem haver reincidências. Melhor aguardar e observar como serão os próximos dias.
Mas acompanhem que vou compartilhando com vocês!
Mas só pra vocês saberem: choro não mata!!!! rsrsrs
Fiquem com Deus,
Beijinhos da mamãe da Malu.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

VISITA AO PEDIATRA

Ontem a Maria Luiza teve consulta, só rotina mesmo, pra medir e ver seu peso, tirar algumas dúvidas, mais de comportamento do que de saúde. rs
E ele perguntou se ela dorme bem a noite, então dissemos que não. Ele não acreditou!
Como pode não dormir bem?! Ela é tão saudável, se alimenta bem, brinca bastante durante o dia, qual é o problema? Ele disse que é manha, que acostumamos ela mal, que ela viciou em acordar de madrugada e voltar a dormir no colo. Muito comodo, pra ela né? rs
Então ele voltou a repetir, que deixar chorar não faz mal, não mata e não engasga...
E sabe o que nós fizemos???
Por fim, tivemos coragem de deixá-la chorar. E sabe quantos minutos ela chorou até dormir? Nem 2 minutos. E eu estava preparada pra uns 30 minutos de choro! Dormiu até as 7 da manhã, deu 2 acordadinhas rápidas e pronto. Ahhhhhhhhhhhh Acho que eu estava mesmo errada. Ao invés de corrigir um problema, eu estava criando outro, pois estava deixando a Malu mimada demais. Esta mesmo na hora dela começar a aprender a dormir sozinha.
O próximo passo, será colocá-la no quartinho dela.
Se eu pudesse, ela dormiria no meu quarto até os 10 anos... rsrsrs É tão bom acordar de madrugada olhar para o lado e vê-la ali do meu ladinho dormindo. Uma sensação de que é só minha pra sempre.
Mas existem as fases do crescimento e temos que respeitar. Cada etapa uma etapa.
Precisa aprender a ser independente também, para o seu próprio bem.
Mas vamos indo devagar e sempre.
E eu vou contando pra vocês como é que tem sido, ok?
Aguardem as cenas dos próximos capítulos.
Bjs

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Como fazer o bebê dormir a noite toda??? Alguém sabe???

A Maria Luiza desde os 5 meses começou a acordar várias vezes durante a noite, e só dormia depois que eu a pegava no colo e dava mama no peito.
Quando ela fez 1 ano as pessoas começaram a me dizer que se eu tirasse o mama do peito ela dormiria a noite toda, pois o que acontecia era que ela estava viciada no peito, quando acordava durante a noite queria o peito pra voltar a dormir...
Mas eu fiquei relutante em tirar o peito dela por conta disso. Fiquei arrastando 5 meses até que finalmente me decidi em desmamar, pois já estava realmente muito esgotada com essa mania da Maria Luiza acordar várias vezes de madrugada pra mamar. O pai dela me deu a maior força pra isso, pois ele também queria ter uma noite de sono mais tranquila pra poder trabalhar legal no outro dia. Então fui me preparando psicologicamente ate o dia em que me sentisse preparada, e então tirei o mama no peito. Foi um processo tranquilo, como já comentei em outro post sobre amamentação, pois eu estava determinada a fazer isto.
Hoje vai completar 10 dias que tirei o peito e nada da Maria Luiza ainda dormir a noite toda, ou ao menos até umas 5 da manhã direto. Longe disso! Ela acorda as 2:30, ou 3:00 chora, eu pego e tiro ela do berço e faço ela dormir no meu colo. Ela não pede o peito mais, mas ela quer dormir agarrada em mim. Não basta eu a colocar do meu lado na cama, não, pois ela quer dormir em cima de mim. E foi assim de sábado pra domingo, ela dormiu das 2 da manhã até as 9 da manhã em cima de mim, imaginem só como acordei! Toda dolorida, claro, mas não vou dizer que não gostei, pois que mãe que não gosta de ficar sentindo o calorzinho e o cheirinho do seu bebê? Mas que isso não tá certo, ah! isso não tá mesmo!
De ontem pra hoje aconteceu a mesma coisa, ela acordou chorando as 2:30 da manhã, fiz dormir no meu colo, coloquei-a no berço e dali 10 min. ela acordou chorando novamente, e aí não teve jeito, o pai dela foi dormir na sala e ela ficou acordada ainda mais ou menos uma hora no meu colo até que adormeceu e eu a coloquei do meu lado na cama.
Eu já não sei mais o que fazer pra regularizar o sono da Maria Luiza. Bem no fim, tirar o peito não resolveu nada do problema, e eu já não tenho mais idéias do que fazer. Eu não sei se concordo com aquela teoria de "deixar chorar pra aprender a dormir", como diz no livro "A Encantadora de bebês",e até mesmo o pediatra dela, pois pra mim o bebê chora quando tá sentindo alguma coisa, nem que seja medo, carência... Então não sei até que ponto é certo deixar chorando. Mas também já não sei se essa não seria mesmo a melhor solução. O que eu não quero é ficar me setindo uma mãe desnaturada que deixa seu bebê chorando e também nem andar por aí feito um zumbi de tanto cansaço e sono de noites mal dormidas.
Então eu não sei mesmo o que devo fazer... estou frustrada por não conseguir resolver este problema de sono dela. Ela já tem 1 ano e 5 meses, já deveria dormir a noite toda. Ela é súper saudável, se alimenta super bem, brinca muito durante o dia, então não existe razão aparente pra que acorde tanto de madrugada.
Estou acompanhando outros blog, como este que adorei ,e alguns sites com dicas pra ver se aprendo algo sobre o sono do bebê. Acho que eu deveria ter ensinado ela a dormir já quando começou esta história de acordar várias vezes, eu errei. Tenho que admitir que errei, eu que fiz errado ao ficar tirando toda hora do berço. E agora, como corrijo? Nós mães erramos ou por excesso ou por falta (excesso de zelo e falta de firmeza) rsrs.
Mas o certo é que erramos tentando acertar, isto pra mim, é o que mais importa.
E você, tem alguma dica?
Beijos,
Ane, mãe da Malu

domingo, 5 de junho de 2011

A canção que canto pra Malu nanar

Quando acabo a canção a Malu já está dormindo e eu chorando... rsrsrs
Tudo isso passa mesmo no coração de uma mãe enquanto faz seu bebê dormir em seus braços.
Deixo aí a letra pra vc curtir. Bjs

Pra sempre em meu coração

Eu queria o tempo parar
De novo lhe fazer ninar
Crescer e mudar, não dá pra evitar
É o caminho que Deus lhe traçou
Brinquedos, gibis, violão
Espalhados por todo lugar
Um dia a poeira eu irei tirar
No silêncio de não te encontrar
Vou guardá-lo em meu coração
As lembranças jamais mudarão
Pois quando partir e saudades sentir
Estará sempre em meu coração
Os dentinhos você vai trocar
E roupas maiores usar
O seu caminhar vai para longe o levar
Pois não posso impedir seu querer
Os dedinhos que agarram minha mão
Coisas grandes eu sei que farão
Você não é meu, é um presente de Deus
E o futuro está em suas mãos
Vou guardá-lo em meu coração
As lembranças jamais mudarão
Pois quando partir e saudades sentir
Estará sempre em meu coração
Pois quando partir e saudades sentir
Estará sempre em meu coração.

(Cristina Mel)

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Ufaaaaaaaa

Esperei tanto pela sexta e agora não vejo a hora que ela termine...
Que dia cansativo...
A Malu não estava em um dia daqueles, mas em um "daqueles dias"... Sabem aqueles dias de TPM que nós temos? Ai pois é... Tipo assim mesmo... rsrsrs
Só posso crer que sejam os benditos dos dentinhos... Nossa que fase! Tadinha... Nem ela sabia o que queria... Uma hora tava bem, noutra nem tanto, e noutra sai de perto!! Cheguei a pensar que ela fosse "bipolar". rsrs
Tive que ter paciência dobrada, compreensão, tolerância, muito amor, carinho, e etc... Um dia pra provar mesmo que ser mãe é padecer no paraíso, aliás, que sábias palavras. E eu ainda por cima tão sensível quanto ela... Louca pra ficar no meu cantinho, quietinha e até chorar um pouquinho escondida... Sem saber porque...
Mas comecei a tentar entender porque estava assim... Acho que descobri: minha mãezinha vai viajar amanhã e ficar 1 mês longe... Ela é meu arrimo! Minha força! Mora a 2 quadras da minha casa e sei que posso contar com ela a hora que for, nem que seja pra ela ficar do meu lado enquanto eu fico quieta sem dar um pio, mas sei que ela está do meu lado. Então já to sentindo falta antecipada.
Eu passei tantos anos da minha vida longe dela pra estudar, nem sei ao certo quantos, mas uns 8 foram... ñ quero calcular agora... Fiz cursinho e faculdade longe dela e depois ainda fui embora... Então agora que tenho ela pertinho a impressão que tenho é de que quero compensar todos esses anos longe, porque tenho medo de perder de novo... Por isso dá pra entender esse tamanho apego na barra da sua saia...
Quase não vinha postar hoje, mas de repente desabafar me fizesse dormir melhor... Se eu falar, quem sabe não seja compreendida, ou até não saiba expor, então quem sabe escrevendo, mesmo sem saber se alguém vai ler, eu já me sinta um tanto que aliviada.
Obrigada pelo desabafo...
Vou enfim descansar deste dia cansativo...
Malu já dorme feito um anjinho, querida, também estava cansada.
Já me sinto melhor...
Beijo à todas.
Ane

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Um dia daqueles!

Hoje a Malu acordou elétrica!
Quando vi que ia ser um dia daqueles, eu já arrumei ela e saí de casa pra irmos pra casa da vovó onde tem mais espaço e ela pode brincar no pátio, porque certamente dentro do apartamento ia ser o maior estrago!!
Chegando na casa da vovó ela já achou a caixa de brinquedos e virou todinha no chão da sala. Pensei: bom, pelo menos ficará lá sentadinha brincando. Ah vai?! hahahaha
Até parece, não quando ela tá nesses dias de eletricidade a 1000 Wats. Não ficou 5 min. sentada com os brinquedos e foi atentar a Mel, a cachorrinha de estimação,e quase que levou uma mordida, pois enfiou o dedo dentro do olho da pobre cadela. Mas não contente ainda, foi mexer na ração e virou toda a água do animal. Pronto, acho q isso a deixou satisfeita, já tinha atentado que chegue a pobrezinha da Mel.
E eu lá, limpando a sujeira enquanto provavelmente ela estava pensando em qual seria a próxima arte... rs
Pronto, ela já achou o que aprontar!!! Foi direto pro vaso de planta q a vovó tem na mesa de centro da sala e ficou tirando terra de lá, e eu ainda nem tinha acabado de juntar a ração e secar a água q ela tinha virado... Meu Deus, o dia ainda ñ terminou e a Malu já aprontou todas?!
Será que a pobre cachorrinha sobreviverá até as 17 horas da tarde de hoje?? rsrsrs
Amanhã eu conto como continuou o dia, por enquanto ela está tirando a soneca da tarde e repondo as energias que gastou aprontando...
Aguardem as cenas dos próximos capítulos das artes da Malu.
Bjinhos amigas!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Amamentação: só você sabe a hora certa pra parar

Hoje é o 6º dia que não amamento mais a Maria Luiza.
Tomar a decisão de não amamentá-la mais foi uma das coisas mais difíceis que tive que fazer depois que ela nasceu.
Foram semanas de preparação psicológica e emocional até realmente me sentir determinada e preparada para cortar este "cordão”.
Quando o bebê nasce, corta-se o cordão umbilical que é a ligação direta do bebê com a mãe, este cordão é inevitável cortar quando chega à hora; a amamentação passa a ser então o maior vínculo entre mãe e filho depois do nascimento, é como se fosse o outro cordão umbilical de ligação entre um e outro, e este cordão cabe a nós mães decidirmos quando é a hora certa de cortar.
Ah! Não é nada fácil... Pois quando se amamenta o filho, sente-se como se fossem um só novamente, tamanha é a conexão entre um e outro, tamanha a troca de amor.
Mas, tudo tem seu tempo certo de acontecer, e uma mãe sabe quando chegou a hora de cortar este vínculo.
Uma coisa posso dizer com certeza, é muito mais difícil para nós mães do que para o filho. Foi e está sendo muito mais difícil para mim do que para a Maria Luiza, que, para minha surpresa, parece ter entendido muito bem que o "meme" acabou. Desde o primeiro não que dei para o “meme”, ela não chorou e nem embraveceu, como eu pensei que faria, pois ela é dona de uma forte personalidade, e eu achei que ela ñ reagiria bem a esta perda. Mas ela aceitou bem, o que fez com que eu me sentisse mais forte pra continuar firme em minha decisão.
O apoio do meu marido foi imprescindível nesse momento de tomar essa decisão, fez com que eu não me sentisse culpada, mas com que eu tivesse a certeza de já ter cumprido bem a minha missão de amamentação.
Na 1ª noite ela já dormiu sem pedir o peito, foi muito mais fácil mesmo do que eu pensei, mais uma prova de que é mais difícil pra mim do que pra ela o corte desse "cordão". E já dormiu até as 5 da manhã direto, coisa que antes ñ acontecia, pois ela acordava várias vezes na noite pedindo "meme”.
No segundo dia meu peito doía tanto, que a minha vontade era voltar atrás e dar mama novamente, mas a partir do momento que se toma a decisão ñ se pode voltar atrás pra que o filho não perceba nossa fraqueza, então continuei firme em minha decisão e esgotei o meu leite. Mas, na hora que fui jogar fora, fui acometida de uma imensa tristeza, me senti uma criminosa jogando fora algo que ñ me pertencia... Eu estava jogando fora algo que eu estava negando pra minha própria filha, então entrei em conflito comigo mesma, com minhas emoções e sentimentos... Não foi nada fácil me livrar da sensação de culpa.
Por isso eu afirmo que para tomar esta decisão de desmamar, tem que estar muito firme e determinada mesmo a fazer isto, senão não consegue seguir adiante.
Então amiga, depois q você tomar a sua decisão, seja firme, ñ ceda em
hipótese alguma. Diga que o mama acabou, explique com amor que não tem mais mama, pegue o seu bebê e saia pra fazer alguma coisa, dar um passeio, ponha um dvd que ele goste, enfim, tente distrair-lo de alguma forma que ele esqueça que pediu mama, você vai ver que logo ele vai estar brincando e vai esquecer... Sempre que ele pedir tente distraí-lo brincando, fazendo algo q ele goste, ou ofereça água porque pode ser sede.
Mas seja firme e tenha certeza de que está mesmo tomando a decisão certa, só depende de você!
Se o seu bebê já se alimenta bem, come de tudo e você tem certeza de que seu leite não fará falta, então vá em frente amiga!
Uma mãe sabe a hora certa, siga seus instintos!
Bjs

Primeiro dia do blogg

Hoje a Maria Luiza completa 17 meses de vida, e eu resolvi então criar este blogg, faz tempo que penso nisso, mas não sabia se daria certo ou não, ainda mais eu que sou tão primária em internet. E pensava se teria ou  não seguidores, se valeria a pena ou  não... Mas depois pensei, que mesmo que não tenha seguidores, eu to fazendo isso pela história da Maria Luiza, então com certeza vai valer a pena!

Resolvi criar este blogg para compartilhar experiências vividas diariamente como mãe de primeira viagem da Maria Luiza.
Tenho aprendido com ela mais do que imaginei que aprenderia, ou melhor, achei que quem ensinaria seria somente eu, mas devo confessar que ela me ensina muito mais!
*Estou aprendendo o que é amar incondicionalmente outro ser humano, estou aprendendo o que é realmente ter paciencia e tolerância, estou aprendendo que cada ser humano é único, que cada um de nós já vem vestido com sua própria personalidade, cada um já nasce com o instinto e a índole prontas, e que cabe a nós, pobres mortais, lapidarmos o caráter desse pequeno humano que Deus nos deu pra sermos "pais".
Que tamanha responsabilidade!! Nós que somos tão falhos, tão fracos, tão cheios de defeitos;  recebemos mesmo assim, a incrível e explêndida missão de gerar, criar e ensinar outro ser humano a "ser humano". Quem somos nós pra recebermos a maior missão do mundo?? Ahhhhhhhh, como pode Deus ter coragem de nos confiar tamanha tarefa?

Mas com fé em Deus, força, coragem, e muito, mas muito amor e carinho, nós seguimos em frente com disposição pra enfrentarmos essa maravilhosa missão de ser "pais".
Acredito que todos tem suas experiências pra contar, então compartilhe conosco suas histórias e dicas pra enriquecermos nossa caminhada!
Bem vindos á todos!
E serão muito bem vindas todas as experiências e dicas compartilhadas!
Aguardo vocês!
Bjs,
Ane e Malu