Malu,minha razão de viver!

Malu,minha razão de viver!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O bebê com 21 meses (1 ano e 9 meses)

Todo mês gosto de colocar um comparativo de comportamentos do bebê, pra saber o que esperar da Malu e com o que estimulá-la, todo mês faço isso, as amigas que me seguem já devem ter percebido.
Não acho saudável ficar comparando e nem criando expectativas demais em relação ao desenvolvimento, porque cada criança é particular, tem seu próprio tempo. Mas acho interessante e importante saber o que esperar mais ou menos de cada fase, o que muda no comportamento, como proceder com algumas particularidades de cada fase e com que brincadeiras e atividades estimular. Algumas coisas a Malu já faz há tempos e outras ainda não, como escovar os dentes sozinha por exemplo. Ela não saberia escovar bem, ficaria ali brincando com a escova, né? rsrs
E vi que estou pecando em alguns aspectos que poderia estar incentivando mais. Eu vou procurar envolvê-la mais nas atividades da casa, fazê-la participar de algumas tarefas comigo, achei interessante isso, porque não pensei nisso? Por isso acho legal que você leia também pra ver no que pode puxar mais pelo seu filho, né?
Então aqui vai o deste mês. (É um site português, algumas formas de falar são diferentes das nossas, não estranhem... rs)

O BEBÊ COM 21 SEMANAS
O seu filho aproxima-se do segundo aniversário … e parece que foi ontem que nasceu! Já anda e corre por toda a casa e a cada dia torna-se mais difícil mantê-lo ocupado. Deverá pensar em jogos educativos para entretê-lo ao mesmo tempo que aprende novas palavras, cores, nomes dos objectos que o rodeia …

Desenvolvimento

A sua capacidade motriz permite que já se comece a vestir, a lavar as mãos ou a escovar os dentes sem ajuda, mas sempre debaixo da sua observação.

Como quer imitar os pais em tudo o que fazem, começa a interessar-se pelas tarefas da casa e irá querer ajudá-la a cozinhar ou a varrer. Aproveite este interesse para ensinar o seu filho e dê-lhe pequenas tarefas. Pode comprar-lhe uma vassoura pequena para que aprenda a varrer com ela. Ao mesmo tempo que se diverte a criança ganha o hábito de participar nas tarefas do lar.
O seu filho também está cada vez mais próximo de aprender a ir à casa de banho sozinho. Em algum momento, entre os 18 meses e os 2 anos, a maioria das crianças reconhecem quando querem fazer as suas necessidades. Provavelmente notará que o seu filho está a ponto de fazê-lo porque se agacha ou se esconde em algum lugar. Embora se dê conta do que se está a passar, a criança ainda não está necessariamente pronta para usar um bacio, mas cada vez aproxima-se mais de deixar as fraldas. Gradualmente, vá experimentando sentar a criança no bacio e ensine-a a pedir quando tiver vontade.

Linguagem

O seu filho já está na etapa da linguagem telegráfica: diz várias palavras juntas, mas ainda não cria orações, pelo que em algumas ocasiões parecerá um índio a falar e não será muito perceptível. Começa a realizar combinações de palavras com significado, por exemplo: “mamã leite”, omitindo as preposições e os artículos. Começa a concordar em género e número. Já utiliza verbos, faz menos gestos e nomeia as coisas. Aumenta o seu nível de compreensão e aprende novas palavras diariamente.
Desenvolvimento social

As crianças desta idade fazem coisas “porque sim”. Juntamente com as birras com a exploração, a obstinação é outro dos comportamentos típicos nesta idade. Respeite as suas preferências e interesses e tente ceder nas pequenas coisas, como que doce quer barrar no seu pão ou que camisola quer vestir. No entanto, deixe claro que algumas coisas, como por exemplo soltar a sua mão quando andam na rua, não são aceitáveis.

Tente estabelecer horários para as sestas, para as refeições e para a hora de ir dormir, assim sentir-se-á mais seguro. Estas rotinas também podem fazer com que a sua vida seja mais fácil, sempre que não seja demasiado rígida. Se o seu filho sabe o que lhe espera em cada momento, provavelmente você irá encontrar menos resistência.

Jogos estimulantes

- Consiga cubos de diferentes formas e cores e vá nomeando cada um ao mesmo tempo que ensina o seu filho. Por exemplo: “Este é uma estrela vermelha, igual aos lábios da mamã”. Assim irá associando as cores e começará a distinguir as formas básicas: quadrado, circulo, triângulo, etc.

- Escolha fotos da sua família e amigos mais próximos e ensine o seu filho ao seu filho quem são ao mesmo tempo que vai dizendo os seus nomes. Verá como a pouco e pouco irá aprendendo todos os nomes.

- Brinque com os seus bonecos ou peluches como se fossem crianças de verdade, dando-lhes comida, banho, colocando-os a dormir …

- Faça umas simples marionetas que representem histórias para a criança. Verá como se irá rir!

- Brinquem aos disfarces com qualquer coisa que tenha em casa: roupa velha, disfarces de carnaval, etc. Para além disso, se pintarem as caras com pinturas especiais irão passar o melhor bocado das vossas vidas.

Bem, é isso amigas, espero que gostem!!
Beijinhos.
Ane mamãe da Malu

FONTE: http://www.todopapas.com.pt/bebe/desenvolvimento-do-bebe/o-seu-bebe-com-21-meses-2812

11 comentários:

  1. Amiga adoro esses seus posts! Pois me ajudam a saber o que esperar da Clara... rsrsrs...

    Bjus...
    http://amaecoruja.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro esses posts também, pois aprendemos mais sobre o desenvolvimento do bebê, mesmo sabendo que cada bebê tem seu tempo!
    Antonio tenta escovar o dente sozinho também,mas lógico que depois eu tenho que escovar tudo de novo!rs
    beijão
    Angi

    ResponderExcluir
  3. Olá Anelize!

    Passei para conhecer seu espaço e já vi que vc é mamãe de uma fofa!! Concordo com vc, o que esperar do seu filho em cada fase, mas lembrando que cada criança tem seu tempo...

    Te aguardo no Funny Paper!

    Bjs

    Sil

    ResponderExcluir
  4. super legal. Gratidão. Me ajudou muito, meu bebÊ está bem nesta fase.

    ResponderExcluir

Oi! Obrigada pela visita! Adoramos comentário! Bjs Ane e Malu