Malu,minha razão de viver!

Malu,minha razão de viver!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Na hora de educar: psicologia moderna ou antiga??

Eis que me deparo com a seguinte dúvida: qual das psicologias devo usar na educação da Maria Luiza?
Confesso que até ontem eu não tinha pensado muito sobre isso... Mas ontem a Maria Luiza conseguiu me tirar do sério com suas pirraças e suas birras e eu não soube o que fazer, simplesmente não soube lidar com ela e fiquei sem ação. Foi aí então que me dei conta de que eu sou MÃE e cabe também a mim, além de ao papai a educação da minha filha. Eu tenho que saber o que fazer. Eu sou responsável pela adulta que ela será, e tenho que educá-la pra que ela cresça emocionalmente saudável. Ai, eu acho que ainda não tinha caído minha ficha! Socorro! Surtei!
A noite antes de dormir recapitulei o nosso dia, percebi meus erros e acertos e comecei a me questionar sobre que tipo de educação eu quero pra ela, a antiga ou a moderna?
Não existe um manual definitivo, uma regra infalível para educar uma criança, para garantir a ela seu bem estar psíquico e equilíbrio emocional, porque diversas são as variáveis envolvidas.
Eu fui educada pela psicologia antiga, meu pai aplicou a mesma que foi aplicada com ele e que deu certo pra ele, posso dizer que deu certo pra mim também. Sou uma adulta bem resolvida, não sou revoltada com meus pais, sou emocionalmente equilibrada (eu acho rsrsrs), sou segura, sem complexos ou traumas... Mas não acho que tudo foi certo. E analisando os adolescentes de hoje já educados em sua maioria pela psicologia moderna, na maioria das vezes não vejo bons resultados, vejo adolescentes cheios de vontades, se achando adultos independentes, sem limites... Minha sogra é professora de primário, e ela conta cada história de seus alunos de deixar qualquer um de cabelo em pé.
Bom, posso dizer que não concordo integralmente nem com a psicologia moderna e nem com a antiga.
Então cheguei a conclusão de que o melhor é o bom senso, o equilíbrio é sempre o melhor em tudo mesmo. Cada pais sabem a personalidade do seu filho e cabe a eles decidirem a melhor educação dentro da moderação, do bom senso e do amor, principalmente. Quem ama educa, como já diz o famoso Içami Tiba, essa frase ficou famosa, por ser a mais pura verdade!
È preciso saber dizer não, é preciso saber ser firme.
A Bíblia, usa psicologia antiga e diz em Provérbios: 13:24 “Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga.”
Provérbios 29:15 “A vara e a repreensão dão sabedoria; mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe.”
Provérbios 23:13-14: “Não retires a disciplina da criança, porque, se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno.”

Bom, como mãe cristã, só posso pedir a Deus que me dê sabedoria para educar minha filha, que eu sabia transmitir princípios cristãos a ela, que eu tenha equilíbrio pra corrigi-la quando tiver que faze-lo. Que Deus conceda a mim, sua mãe, paciência, domínio próprio, mansidão, todas as armas do bem que são necessárias para a boa educação e condução para o bom caminho.
"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6"
Sei que errarei muito, ou por excesso de zelo, ou por falta de firmeza, mas se eu errar é querendo acertar!
Porque o que eu quero é o bem, somente o bem da minha filha. Que ela cresça um ser humano saudável, equilibrado, maduro, sensível e seguro, capaz de aceitar os nãos que a vida lhe trará, capaz de transpor com segurança e maturidade os obstáculos, capaz de lidar com as vitórias e as derrotas com a mesma firmeza em ambas as situações.
Que Deus nos dê sabedoria nessa missão tão importante! Que jamais nos falte paciência e amor, ingredientes indispensáveis para a educação!
Sei que não serei 100%, mas vou fazer de tudo para chegar perto de ser!
Obrigada pela audiência... rsrsrsrs
Beijinhos,
mamãe da Malu

10 comentários:

  1. bah Ane.. É bem complicado!! eu mesma as vezes conto ate 10, sabe!! Até pq somos seres humanos.... Mas to tentando acertar ao máximo na educação dos meu pequenos!!! Dia após dia a gente aprende com eles e assim vamos ajudando a forma a personalidade da criança. Eu trabalho de dia, por isso a noite passo o máximo de tempo com eles. Mas sempre cuidando as manhazinhas rsrsrs bjoss adoro o seu blog!!

    ResponderExcluir
  2. Ih amiga... concordo não...rsrs
    Essas crianças de hoje não são educadas por nada!
    Não podemos dizer que elas são educadas pela psicologia moderna, pq elas são educadas pela própria sorte!
    Quanto à educação que nossos pais tiveram e passaram pra nós, não concordo com a forma de correção, bater etc e tals... mas em relação aos princípios, é bem verdade que eram sim melhores...
    Hoje em dia os pais estão sobrecarregados com suas atividades seculares e estão deixando de lado o bem mais precioso que Deus deu: Os filhos.
    Amiga, me inspirei em falar sobre o tema tb....
    haha
    Bjks, Genis ♥

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Isso me faz lembrar de quando eu disse que um dia ela teria 10 anos. Era cedo pra você, mas quem já se viu nessa sinuca aprende, erra, acerta. A mulher carrega ainda mais essa responsabilidade e de quebra uma sacola de culpas e preocupações com o julgamento dos outros. Nenhuma mãe acerta tudo, mas acerta mais do que erra, senão o planetinha já teria implodido.
    Você tem a receita. Cada mãe tem uma. A minha foi amor e disciplina. Eles esperam que nós adultos digamos o caminho, quando estão acertando e quando estão errando, porque eles não sabem. Determinar os limites conforme a idade pode ser um bom caminho.
    Acho perigoso seguir leis religiosas ou não feitas cheias de metáforas e reescritas tantas vezes. Acho que o sentido é esse: mostrar o lado do bem e como evitar o mal sem culpas.
    E durma sem cozinhar a cuca. Daqui pra frente esses questionamentos vão ficar cada vez mais frequentes e nunca vão nos abandonar, mesmo depois que eles tenham 30, 40 anos.
    Você está indo muito bem com a Malu, viu? Ela é muito esperta e aprende com facilidade,é só ter paciência. Não seja muito severa contigo mesma e não se renda a birras ou elas viram bicho-papão.
    (Caramba! Quando me meto a conselheira gasto o teclado, desculpe.)
    Beijo pra vocês.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns amor, vc vem se saindo um ótima mamãe...rs
    bjus te amo

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Anelize, obrigada pelo comentário lá no meu blog sobre "desmame".
    Bjks, Genis ♥

    ResponderExcluir
  9. Obrigada amigas pelo carinho...
    Realmente Tássia, educar não é tarefa fácil, é uma missão difícil mas ñ impossível!
    Gênis, há muitas contradições e diversas variáveis sobre o assunto, quando escrevi sabia que ia gerar controvérsias! hahaha
    Clarice querida, concordo com vc, não sei se a vara é mesmo a "vara"... rsrsrs Eu não levo nada ao pé da letra.
    Amor e disciplina é mesmo a melhor receita!
    Obrigada por seus conselhos, adoro, pode continuar dando-os sempre que tiver!
    Sei que vou errar, mas vou acertar mais sim, e vou sempre dar o meu melhor pela minha filha!
    Voltem sempre!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Use jornal e diga "Não pode!" #Brinks.

    Imagino a dor no coração na hora de corrigir a Malu... Ela tá lindaaa!!

    ResponderExcluir

Oi! Obrigada pela visita! Adoramos comentário! Bjs Ane e Malu