Malu,minha razão de viver!

Malu,minha razão de viver!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Desenvolvimento da linguagem

Artigo do site: http://www.medipedia.pt

Apenas transcrevendo alguns trechos do artigo sobre desenvolvimento da linguagem nos bebês.

"As primeiras palavras intencionais surgem entre os 10 meses e os 18 meses, em média pouco depois do primeiro ano de vida. De facto, embora seja capaz de dizer sílabas anteriormente repetidas, é apenas por volta dos 12 meses de vida que a linguagem do bebé começa a fazer sentido e que as suas produções verbais são intencionais, pois começa, por exemplo, a dizer com consciência "mamã", para chamar a sua mãe. Como já conhece os mecanismos básicos para articular sons e a utilidade da fala, apenas tem de treinar a fonética e adquirir uma maior capacidade de compreensão e memorização para ter um maior domínio da linguagem.
Ao longo dos meses seguintes, o vocabulário do bebé vai aumentando: por volta dos 18 meses, aprende a dizer, embora inadequadamente, o nome dos familiares mais próximos e sabe utilizar algumas palavras, sobretudo relacionadas com questões chave para ele, como os seus objectos preferidos ou a comida.

A EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM
Aos 2 anos, o vocabulário do bebé já é constituído por vinte palavras. É ao longo desta fase que começa a utilizar palavras que reforçam a sua individualidade: por exemplo, já diz "eu", um conceito muito complexo do ponto de vista do entendimento. Também aprende o significado do "não", que diz para se opor ao que lhe desagrada, embora o utilize com tanta frequência que rejeita tudo.
É ao longo desta fase que se produz um passo essencial para a aquisição da linguagem, já que o bebé é capaz de combinar duas ou três palavras numa única frase, o que aumenta significativamente o seu poder de expressão. Perto dos 2 anos e meio, a maioria das frases do bebé está organizada correctamente, embora normalmente não tenha uma ligação gramatical, constituindo uma "linguagem telegráfica".
Ao longo dos meses seguintes, o património verbal aumenta significativamente. Aos 3 anos, utiliza mais de 250 palavras, embora o seu vocabulário real seja maior, já que compreende entre 500 e 900 palavras, apesar de não as utilizar todas. Para além disso, é capaz de construir frases correctamente e já consegue manter uma conversa simples.

(...)"

Apenas para conhecimento, acho que é útil.
Beijos,
mamãe da malu

Um comentário:

  1. Olá Anelize,


    Vi que está seguindo o recanto das mamães blogueiras e vim te dá boas vindas.
    Bjs, mamãe Genis.

    http://mamaegenis.blogspot.com/
    http://www.blogdagenis.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Oi! Obrigada pela visita! Adoramos comentário! Bjs Ane e Malu